sexta-feira, 19 de abril de 2013

Conselho Deliberativo Escolar

O que é um Conselho Deliberativo Escolar ( CDE )

É um órgão colegiado, constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, membros do magistério e diretor (a), que toma decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político pedagógica da escola. Resumindo, esta é uma forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade.

Foi realizado na quinta-feira, 18 de Abril  ás 19:00 horas na escola Yvonne Olinger Appel, a escolha do Conselho Deliberativo Escolar, com a presença de pais, alunos, professores e funcionários da escola. 
Na foto abaixo estão o Presidente , Vice- Presidente, 1º secretário, 2º secretário e os demais membros do conselho.







quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia do Contra

Hoje na escola Yvonne Olinger Appel aconteceu o dia do contra, os meninos foram de traje feminino, e as meninas foram de traje masculino.  Foi realizado com a 3ª I e 3ª II do período matutino.






Dia do Tiradentes -- 21 de Abril

Tiradentes:

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira -- que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.











Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

 O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos
(o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.


Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.














Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do outro e as obras de arte de Aleijadinho.

Trabalho realizado com os alunos da 2ªI do período matutino.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Biblioteca -- Momento de Leitura

A partir do dia 4 de abril de 2013, os alunos do Yoa começaram a utilizar a biblioteca da escola, com o objetivo de incentivar o prazer com a leitura no contato com diversas obras literárias presentes na nossa literatura Brasileira.


"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."  (Leonardo da Vinci)












Os alunos da 2ªIII e 3ªI  dos período matutino e noturno participaram desse momento de leitura, com a professora Goreti Dutra.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

GRÊMIO ESTUDANTIL --- YOA 2013

Foi realizado no inicio desse mês a escolha do grêmio estudantil, com a participação de três chapas. Esse evento contou com a participação de todos os alunos da escola. A baixo estão as fotos com os alunos da nova diretoria, e todos os alunos presentes na solenidade de posse.






segunda-feira, 8 de abril de 2013

Romantismo --- Poemas

Trabalho realizado com a turma da 2ªII do período matutino, com a professora Goreti Dutra, da matéria de Língua Portuguesa.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mural -- Trabalho de Artes

 Trabalho realizado com os alunos da 1ª I e 2ªI do período matutino, com a professora Joice da matéria de Artes.




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Poesia -- 14 de Março


 Todo dia é dia de poesia. Em todos os cantos do mundo, em todo os momentos, há alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos.

Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional da Poesia pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele Escreveu poesias importantes como "Navio Negreiro" e não é à toa, ficou conhecido como poeta dos escravos. Por ser um dos grandes expoentes da poesia romântica no Brasil é que Castro Alves é homenageado até hoje.

Homenagem realizada hoje, com as alunas Amanda, Ana Paula e Thaisy da 3ª II, com o auxílio da professora Geisa.