quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dislexia: o que você precisa saber!

A palavra dislexia é derivada do grego "dis" (dificuldade) e "lexia" (linguagem). Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".

Haverá sempre:
* dificuldades com a linguagem e escrita ;
*dificuldades em escrever;
* dificuldades com a ortografia;
* lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes :
* disgrafia (letra feia);
* discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
* dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
*dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
* dificuldades para compreender textos escritos;
* dificuldades em aprender uma segunda língua.
 Haverá às vezes:
* dificuldades com a linguagem falada;
* dificuldade com a percepção espacial;
*confusão entre direita e esquerda.

Idade Escolar

Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:
§  Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
§  Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
§  Desatenção e dispersão;
§  Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
§  Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica,dança,etc.);
§  Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;
§  Confusão entre esquerda e direita;
§  Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
§   Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
§   Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
§   Dificuldades em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
§   Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
§   Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)
§  Troca de letras na escrita;
§  Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
§  Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
§  Bom desempenho em provas orais.

Diagnóstico
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. E não pára por aí, os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes e etc.


ADAPTAÇÃO
Em se tratando de alunos disléxicos, a escola em sua proposta pedagógica, deve prever avaliação individualizada de mecanismos diferenciados que facilitem esse processo, assim como permitir que o professor trabalhe com o aluno de forma diferenciada, observando suas necessidades e identificando adaptações que favoreçam o seu aprendizado.

SITES DISPONÍVEIS



Contato

Célia Ávila de Souza


Carla Marilene Huber Zucco

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