quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aula prática de QUÍMICA - INOVADOR 2014 - Permanganato de Potássio

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA

PERMANGANATO DE POTÁSSIO

INOVADOR 2014
17/04/14

Na experiência sobre as cores do Permanganato de Potássio, os alunos puderam compreender que as cores que enxergamos dependem muito de como os átomos se arranjam nas moléculas, formando cores completamente diferentes dependo da forma como se organizam. Para que essa percepção fosse possível o professor Tiago utilizou como reagente, água oxigenada (H2O2), ácido acético (CH3COOH - vinagre) e permanganato de potássio (KMnO4). Neste experimento é possível perceber a descoloração do permanganato de potássio a partir de oxirredução da água oxigenada e o ácido acético. Ao misturar esses reagentes, o permanganato de potássio que apresenta uma coloração violeta aos poucos se torna incolor. 

Título:
Permanganato de Potássio + glicerina = FOGO
Objetivo:
Este experimento mostra uma forma alternativa de fazer fogo, através da reação do permanganato de potássio com a glicerina
Materiais:
Permanganato
Glicerina
Pires
Procedimentos:
Pegue o permanganato de potássio, em seguida adiciona-se a glicerina e aguarda a reação acontecer. Os alunos percebem a reação através do aumento da temperatura do pires.
Resultado:
O permanganato de potássio é um catalizador de reações, e como todo catalizador acelera a velocidade da reação. A glicerina em contato com o agente oxidante que é o permanganato de potássio entra em combustão já que há uma forte liberação de calor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário